top of page

Qual é o sapato mais adequado para usar?

Essa pergunta não tem uma resposta simples. O calçado adequado depende a que função será submetido, por quanto tempo será utilizado, e a presença ou não de deformidades estabelecidas, déficits funcionais ou comprometimento sensorial.

Na escolha do calçado, os indivíduos devem ser orientados considerando os aspectos socio-culturais locais, laborais ou atividade desportiva a que estarão sujeitos.

  • Calçados de solado raso impõem problemas devido à sobrecarga das estruturas plantares de todo o pé e do tendão de Aquiles, bem como estiramento excessivo da cadeia muscular posterior, e sua flexibilidade excessiva pode gerar desconforto em articulações no antepé que apresentem sinais de degeneração articular.

  • Sapatos com saltos altos diminuem a sobrecarga sobre o retropé e cadeia muscular posterior, porém aumentam a carga sobre o antepé, podendo gerar desconforto e deformidades, e quando os saltos são muito finos, diminuem a área de apoio no retropé ao solo, exigindo forte estabilidade articular e ótima função musculo-tendinosa.

  • Calçados com a câmara anterior estreita e afilada impõem uma sobrecarga sobre estruturas osteo-articulares e de partes moles (bursas, tendões, coxim gorduroso e nervos periféricos) do antepé, que podem ser prejudicadas. Devido ao posicionamento do retropé em inversão no momento do choque do calcâneo na fase inicial do ciclo da marcha normal, é natural o desgaste do solado na região postero-lateral.


Em linhas gerais, um calçado adequado mantém o pé confortável, auxilia na absorção e dissipação da energia do impacto ao solo, não apresenta pontos de compressão no interior do sapato, permite a marcha com distribuição homogênea de carga plantar, e não demanda sobrecarga muscular para manter a estabilidade.


Atente-se! Preços e marcas de sapatos não são mais importantes do que o modelo e a configuração do calçado a ser utilizado. Infelizmente, muitas vezes a industria da moda impõe um conceito que não necessariamente corresponde ao bem estar dos nossos pés - as mulheres são especialmente sujeitas a uma imposição estética não adequada e funcional.


Priorize seu conforto sempre! Seja aberta a outros estilos! Ame-se e viva bem!


Design%2520sem%2520nome%2520(1)_edited_e
bottom of page