0000000008081.jpg

Tendinite Calcárea do Aquiles
 

O que é?

Em pacientes com doenças avançadas metabólicas ou neuropáticas, associado ao pé plano, deve-se manter atento ao diagnóstico da neuroartropatia (ou artropatia de Charcot).

Essa condição clínica grave causa um colapso do arco longitudinal medial, com erosões ósseas e destruições articulares do médiopé, e posteriormente do retropé e tornozelo.

Neuropatia-Periférica.jpg

Causas e Sintomas

A causa mais frequente atualmente é o diabetes mellitus com neuropatia periférica, entretanto, hanseníase, neuropatia alcoólica, sífilis neuropática, ou outra condição que afete de forma definitiva os nervos periféricos, podem causar o problema.

Na fase aguda da doença, o pé apresenta sinais inflamatórios evidentes, em que o principal diagnóstico diferencial são os processos infecciosos. Edema importante, vermelhidão e calor local ocorrem. A fase subclínica ou crônica do Charcot não apresenta os sinais flogísticos típicos, entretanto as deformidades são aparentes, com destruição estrutural da arquitetura do pé, colapso, formação de proeminências ósseas, e o formato clássico de pé em “mata-borrão”.

Diagnóstico e Tratamento

O tratamento depende da qualidade estrutural do pé e da fase em que se encontra, entretanto o pilar essencial do tratamento é fazer com que o pé alcance cicatrização óssea que minimize alterações da marcha, e formação de úlceras, que podem evoluir para infecções intratáveis e amputações.

O Que Dizem Nossos Pacientes

5 ESTRELAS NO DOCTORÁLIA

O médico Raphael Remor é um excelente profissional. A consulta é tranquila, e suas explicações são de fácil compreensão. Atencioso e preocupado com todos os sintomas relatados durante a consulta. Estou tranquila e confiante com relação ao tratamento.

Karine N.

whatsapp-logo-1.png