Tendinite Calcárea do Aquiles
O que é?
Em pacientes com doenças avançadas metabólicas ou neuropáticas, associado ao pé plano, deve-se manter atento ao diagnóstico da neuroartropatia (ou artropatia de Charcot).
Essa condição clínica grave causa um colapso do arco longitudinal medial, com erosões ósseas e destruições articulares do médiopé, e posteriormente do retropé e tornozelo.
Causas e Sintomas
A causa mais frequente atualmente é o diabetes mellitus com neuropatia periférica, entretanto, hanseníase, neuropatia alcoólica, sífilis neuropática, ou outra condição que afete de forma definitiva os nervos periféricos, podem causar o problema.
Na fase aguda da doença, o pé apresenta sinais inflamatórios evidentes, em que o principal diagnóstico diferencial são os processos infecciosos. Edema importante, vermelhidão e calor local ocorrem. A fase subclínica ou crônica do Charcot não apresenta os sinais flogísticos típicos, entretanto as deformidades são aparentes, com destruição estrutural da arquitetura do pé, colapso, formação de proeminências ósseas, e o formato clássico de pé em “mata-borrão”.
Diagnóstico e Tratamento
O tratamento depende da qualidade estrutural do pé e da fase em que se encontra, entretanto o pilar essencial do tratamento é fazer com que o pé alcance cicatrização óssea que minimize alterações da marcha, e formação de úlceras, que podem evoluir para infecções intratáveis e amputações.
O Que Dizem Nossos Pacientes
5 ESTRELAS NO DOCTORÁLIA
O médico Raphael Remor é um excelente profissional. A consulta é tranquila, e suas explicações são de fácil compreensão. Atencioso e preocupado com todos os sintomas relatados durante a consulta. Estou tranquila e confiante com relação ao tratamento.
Karine N.