top of page
joanete-1160x650.jpg

Joanete

O que é?

O aumento do volume da região interna (medial) próximo ao “dedão do pé” - chamado de hallux - é conhecido popularmente como joanete. Quando ocorre associadamente o desvio para fora, em direção aos outros dedos (dito tecnicamente: em valgo), de uma ou de ambas as articulações do hallux - denominamos de hallux valgus. Portanto o joanete pode ou não estar associado à uma deformidade mecânica do movimento articular do “dedão do pé” - o hallux valgus - e esse é o ponto principal para entender a causa do problema, sua evolução progressiva e seus tratamentos.

canstockphoto36217787.jpg

Causas 

Esta condição clínica é a deformidade mais frequente da região dos dedos do pé, ocorrendo em 10 a 15 mulheres para cada homem. Tem origem decorrente de vários fatores, dentre as causas mais importantes a herança genética (hereditariedade), e a utilização de sapatos com a câmara anterior afilada e saltos altos. Em verdade, o hallux valgus acomete apenas pacientes predispostos geneticamente.

 

  • O uso dos sapatos fechados atua acelerando a progressão, porém existem estudos em populações aborígenes não calçadas mostrando a presença do desvio (de carácter exclusivamente genético).

 

  • O pé chato, o encurtamento muscular da panturrilha, e o excesso de movimento da articulação do 1o metatarso, também são suspeitos de atuarem de algum modo no aparecimento da deformidade.

Sintomas

A doença inicia com o desvio de abertura e rotação do 1o osso metatarsal, evoluindo para uma perda progressiva de orientação do eixo de movimento articular da do dedão, com afrouxamento das estruturas de partes moles, e desvio lateral. Podem aparecer calos no “dedão” e em outros pontos do pé, e devido ao novo espaço que o dedão começa a ocupar, os dedos laterais também começam a sofrer com desvios e calosidades, e bursites e inflamações crônicas de nervos. Ao longo do tempo, os pacientes podem sem acometidos de fraturas por estresse, desgastes articulares, ou até infartos ósseos.  

A dor pode variar entre os pacientes acometidos, não sendo necessariamente relacionada com a evolução ou gravidade da lesão. A maioria dos pacientes sente dores pela perda de apoio do “dedão”, pela alteração de movimento da articulação e pela transferência da carga de apoio para a região lateral do pé. Alguns também podem queixar-se de dormências nos trajetos dos nervos, outros podem queixar-se de dor plantar, ou ainda dores nos outros dedos. A deformidade da cabeça do 5o metatarso, chamada bunionete, também pode ocorrer.
 

joanete-1160x650.jpg

Diagnóstico e Tratamento

Após a avaliação clínica, as radiografias, ultrasonografias ou outros exames de imagem do pé são solicitados quando necessário, para a aferição correta de diversos ângulos dos desvios acometidos, bem como o estudo de particularidades e nuances diversas e pessoais de cada pé. Importante saber que existem muitas diferenças e especificações particulares para cada indivíduo, o que torna o tratamento correto para cada joanete muito pessoal.  

 

O tratamento definitivo para o hallux valgus doloroso é exclusivamente cirúrgico, com diversas técnicas bem descritas e estudadas na literatura, que tem o objetivo de corrigir as particularidades de cada deformidade.
Medidas clínicas como modificação do uso de calçados, órteses de silicone interdigitais ou de proteção do bunion, ou técnicas analgésicas de fisioterapia, tem função de alívio parcial e temporário de dores, não sendo capazes de corrigir em definitivo a deformidade estruturada e, portanto, são modalidades terapêuticas de uso limitado.

O Que Dizem Nossos Pacientes

5 ESTRELAS NO DOCTORÁLIA

Excelente profissional, super atencioso... estou muito satisfeita e muito feliz com meu procedimento (tinha muita vergonha dos meus dedos do pés, hoje estou realizada)

Renata

Dr Raphael foi bastante atencioso e claro nas explicações. Estou fazendo os exames , para fazer cirurgia de joanete. Tenho certeza que tudo dará certo !

Sônia

Dr. Rafael fez cirurgia no meu pé, retirou três neuromas e os joanetes do dedão e do dedo mindinho. Fez um excelente trabalho, e o mais impressionante, não senti dor em nenhum momento após a cirurgia, em razão dos métodos que ele aplica. Inacreditável. Sem uma dor!
Hoje ele retirou todos os pontos, e autorizou a fisioterapia.
É um profissional competente e humano!
Gratidão!

Eloia R. Da S. O.

bottom of page