pé-450x300.jpg

Dor no Calcanhar da Criança

O que é?

Condição dolorosa que acomete crianças mais frequentemente do sexo masculino e com sobrepeso, entre os 8 e 13 anos de idade (antes do fechamento da epífise de crescimento do calcâneo). 

 

A apofisite do calcâneo é doença benigna, sem sequelas de longo prazo e autolimitada, resolvendo completamente com as medidas clínicas, e ao término do crescimento ósseo do calcâneo, com o fechamento da cartilagem de crescimento.

Causas e Sintomas

A apofisite do calcâneo (também conhecida como apofisite de Sever), ocorre por trauma de repetição com atividades de impacto (futebol, corridas, saltos), que promovem um aumento das forças de sizalhamento sobre a cartilagem de crescimento do calcâneo.

Habitualmente, a criança reclama de dor localizada na região de trás do calcâneo à palpação, abaixo da inserção do tendão do calcâneo, podendo ocorrer em ambos os lados, e apresentar-se com ou sem sinais inflamatórios – calor local, inchaço, vermelhidão. Normalmente não há um histórico de trauma ou queda, e a criança tem estado geral bom, sem febre, e sem outros sintomas constitucionais.

Diagnóstico e Tratamento

As radiografias em perfil do calcâneo podem apresentar um alargamento com irregularidade da cartilagem de crescimento ósseo, porém é importante descartar fraturas, infecção óssea aguda (osteomielite hematogênica), ou tumores típicos da infância.

O tratamento é sintomático, com uso de calçados adequados às práticas esportivas, normalmente tênis com algum sistema de amortecimento no solado; palmilhas de silicone para absorção de impacto, repouso de atividades de alto impacto por curto espaço de tempo, terapia com gelo, e alongamentos de cadeia posterior. Crianças com sobrepeso devem fortemente ser encorajadas a voltar a condição natural. 

O Que Dizem Nossos Pacientes

5 ESTRELAS NO DOCTORÁLIA

Gostei muito do Dr. Raphael. Simpático, atencioso, explica em detalhes o caso. Falou coisas que nenhum outro especialista que já consultamos falou. Pediu vários exames que também nunca tínhamos feito . Fiquei muito satisfeita com a consulta. Até agora foi o melhor especialista em pé que já consultei para o meu filho.

Renata

whatsapp-logo-1.png