Coxim Adiposo

Causas e Sintomas

Em torno dos 40 anos de idade, inicia um processo de degeneração tecidual gradativa, com perda de colágeno, tecido elástico e água, ocasionando seu afilamento e diminuindo sua elasticidade. O coxim adiposo pode gerar dor pelo processo inflamatório local, ou pela compressão de estruturas adjacentes, aumentam a pressão sobre o osso calcâneo gerando dores por sobrecarga. Pacientes mais idosos, podem apresentar uma atrofia extrema do coxim gorduroso, de difícil manejo clínico ou cirúrgico.

  • Dor em ambos os calcâneos de difícil tratamento deve sugerir doença reumatológica como espondilite anquilosante, síndrome de Reiter, artrite psoriática ou outra espondiloartropatia soro-negativa.

  • Dores noturnas em repouso, emagrecimento recente, abrupto e sem causa precisa, febre e sudorese noturna, bem como dor intensa sem medidas de alívio, devem chamar a atenção para tumores ou infecção.

  • Dor em queimação mal localizada e distribuída ao redor do calcâneo e face plantar do pé, com possível irradiação para panturrilha, podendo ocorrer dormência, podem ser oriundas de compressão de nervos na coluna ou pela compressão neuropática do tibial posterior na síndrome do túnel tarsal.  

Diagnóstico e Tratamento

O tratamento para a sobrecarga ou atrofia do coxim gorduroso do calcâneo é:

  • Repouso;

  • Mudança de atividades físicas para exercícios de baixo impacto (por exemplo bicicleta, natação, musculação, simuladores de caminhadas, entre outros);

  • Redução do peso corporal;

  • Uso de palmilhas absortivas de impacto (silicone ou customizadas);

  • Utilização de calçados com elevação do calcâneo.

 

Terapia com gelo pode ser de extrema utilidade, podendo-se fazer uso em bolsas térmicas de gel. Modalidades de analgesia fisioterápica e a utilização de acupuntura também podem ser úteis.

O que é?

O coxim adiposo plantar do calcâneo é uma estrutura única no corpo humano, devido à função especial que exerce - absorção e dissipação da energia do impacto no solo. Apresenta um formato em colméia de septos fibro-elásticos, onde os glóbulos de gordura são armazenados.


 
 

O Que Dizem Nossos Pacientes

5 ESTRELAS NO DOCTORÁLIA

Muito bom atendimento, os resultados já começaram a aparecer, sem dor no calcanhar , os medicamentos foram ótimos e o atendimento excelente

Carla C.

whatsapp-logo-1.png