Coalisão Tarsal
O que é?
As coalisões tarsais são uniões não-anatômicas entre os ossos do pé, que impedem o movimento articular normal - habitualmente geram um pé plano rígido, entretando podem também ocorrer, com muito menos frequência, em pés com arco longitudinal bem formado.
Causas e Sintomas
São condições congênitas e hereditárias causadas por uma falha na diferenciação óssea e articular durante a formação do feto no útero materno, e podem ser fibroas, cartilaginosas ou ósseas. As coalisões mais frequentes, são as calcâneo-naviculares e as talo-calcaneanas, e podem tornar-se dolorosas em algumas situações:
-
Durante o período do “estirão de crescimento” na adolescência, quando coalisões cartilaginosas iniciam sua ossificação;
-
Após atividades de impacto vigorosas e repetitivas;
-
Após traumas torcionais
Pode ocorrer uma espasticidade dos tendões fibulares, e a articulação subtalar é fixa e rígida à mobilização.
Diagnóstico e Tratamento
O tratamento depende da idade de início dos sintomas, da causa da deflagração dos sintomas, bem como da natureza das coalisões, e o remanescente articular sadio - entretanto um número significativo de coalisões tarsais melhoram os sintomas dolorosos com repouso, alongamentos de cadeia posterior e redução de atividades de impacto. Casos de difícil controle, são encaminhados para procedimentos cirúrgicos.
O Que Dizem Nossos Pacientes
5 ESTRELAS NO DOCTORÁLIA
Profissional qualificado, muito competente. Atencioso e humano. Acompanha meu tratamento há 10 meses, desde o início do tratamento e apresento melhora significativa. Sou muito grata ao Dr. Rafael.
Andréa S. S. C.